Notícias

Terça-Feira, 05 de Outubro de 2021 15:23

SUBSERVIÊNCIA????: Noel Dias defende que Câmara de Lucas do Rio Verde aprove projetos do Executivo sem emendas ou questionamentos

Parlamentar usou da palavra na última sessão da Câmara para questionar as emendas apresentadas por outros parlamentares municipais às propostas apresentadas pelo prefeito Miguel Vaz
Autor: José Boas / LEIA LUCAS

REDAÇÃO – O vereador Noel Dias (DEM), da base aliada ao prefeito Miguel Vaz (Cidadania) na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, usou da palavra na última sessão ordinária, ocorrida ontem (04) para questionar o que caracterizou como “excessivo número de emendas feitas pelos vereadores aos Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo” para a avaliação do Plenário da Casa. Segundo o parlamentar o volume de emendas apresentadas tem se tornado um “transtorno para a população”.

Em sua fala, o vereador dá a entender que este tipo de atitude por parte dos vereadores deveria ser revista, pois, conforme ele mesmo disse, “todos os Projetos de Lei enviados à Câmara são muito bem elaborados pelo Poder Executivo antes de serem protocolados”. Dias chega a dizer que é “ridículo que todos os Projetos que chegam [do Executivo] tem que receber emendas... nós temos uma equipe, colocada lá pelo prefeito Miguel Vaz para montar estes projetos...”.

PUXÃO DE ORELHAS – Logo após as declarações de Noel Dias, o vereador Marcos Paulista (PTB) classificou a análise do parlamentar da base do prefeito como infeliz. Segundo ele, “se for para que não coloquemos emendas, se não for para discutirmos no Projeto, para pedirmos maiores esclarecimentos ou pedirmos vistas, então não precisamos de vereadores na cidade(...) Então o que é que nós estamos fazendo aqui, vereador Noel?! Quer dizer que só trabalha bem quem fala amém para todos os projetos do prefeito aqui dentro?!”.

Outro vereador que questionou a postura de Dias foi Márcio Albieri (PSD). “Já escutei diversas vezes aqui dentro que o ‘falar bonito’ é errado... quer dizer que o certo agora é ‘falar feio’?! O papel do Legislativo, senhor presidente, é fiscalizar o Executivo e propor Leis ... se fizermos uma emenda é ridículo?! (...) Se vierem mil projetos, e nestes mil projetos couberem emendas, eu as farei, porque eu fui eleito pela população para fiscalizar e melhorar os projetos, até mesmo para ajudar o Executivo. E se se sentirem ofendidos, melhorem os projetos, porque assim não haverá motivos para emendas! Não serei coagido por discursinho de ‘falar bonito ou não’... não vão me calar”.

PARA QUE SERVE UMA CÂMARA DE VEREADORES? – Segundo o Professor Hélio Querino Jost, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, a Câmara de Vereadores tem diversas funções que justificam suas atividades. Além de Legislar, cabe aos vereadores que compõem o Plenário de uma Câmara fiscalizar os atos do Poder Executivo;deve  julgar, em nome da população, eventuais desvios de conduta de vereadores, do Prefeito e secretários, e; assessorar, no que diz respeito às ações de “corrigir falhas da Administração”. (para ler o texto completo, CLIQUE AQUI).

LEIA TAMBÉM: JUSTIÇA: Limitar derruba exoneração de jornalista de seu cargo na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde (Publicado em 29.Set.2021)

LEIA AINDA: EDUCAÇÃO: Marcos Paulista alerta para “municipalização indevida das responsabilidades do estado” (Publicado em 17.Ago.2021)

LEIA MAIS: SUBIU O TOM: “Não vão desconstruir um bom trabalho usando discursinho furado”, dispara Márcio Albieri (Publicado em 19.Jun.2021)

Fonte: LEIA LUCAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}