O encontro das plantas de maconha aconteceu quando a aeronave do CIOPAER fazia buscas na área verde aos fundos do Bairro Tessele Junior. A denúncia era de que haviam fugitivos no meio do mato, indivíduos de periculosidade reconhecida.
Treinados e capacitados para visualizar ilícitos, os Militares puderam observar plantas suspeitas, e acionaram os Militares que estavam por terra, enquanto o helicóptero buscava um local seguro para pousar e ajudar nas buscas.
Na entrada da mata, uma cadeira de praia com várias garrafas vazias, o que demonstra que ali era o local para o olheiro do grupo. Seguindo a trilha, já era possível visualizar as primeiras plantas de maconha, em vários estágios de cultivo.
Seguindo a trilha, os Policiais encontraram plantas maiores, em uma espécie de estufa, protegida por telas, para evitar o avanço de animais. Um galão de água, com uma mangueira acoplada também estava no local, comprovando o alto nível de ousadia dos plantadores.
A plantação foi destruída pelos Policiais, que deveerã continuar com as investigações quanto à propriedade das plantas. O tenente coronel Secchi, da Polícia Militar de Lucas e o Comandante do CIOPAER, tenente coronel Ramalho destacaram a união entre as forças de segurança na busca pela elucidação dos crimes.
O delegado de Polícia Civil de Lucas, Marcelo Maidame celebrou o encontro da plantação e afirmou que a busca pelos responsáveis será intensa. Caso identificados, deverão ser enquadrados na lei que detalha os crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes.