Notícias

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 11:20

PÃO FRANCÊS - INMETRO passa a exigir preço por quilo e valor próximo à balança

Novas regras entram em vigor a partir de 1º de junho
Autor: José Boas

REDAÇÃO – Se você é daquelas pessoas que vai todos os dias à padaria ou ao supermercado para comprar pão francês quentinho, fique atento, pois a partir de junho as regras de comercialização de um dos produtos mais consumidos pelo brasileiro vão mudar.

POR QUILO E PREÇO VISÍVEL - As novas determinações do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – exigem que os comerciantes passem a vender o pão de sal apenas pelo seu peso e não mais por unidade, como ainda era praticado em alguns locais. Outra mudança exigida pelo órgão é que os comerciantes fixem o preço do produto em local visível, próximo à balança onde o pão será pesado. De acordo com a portaria que começa a vigorar, os caracteres do cartaz devem ter, no mínimo, 5 centímetros de altura.

PRÁTICA JÁ É COMUM – Em alguns estados o PROCON já determina que o pão francês deve ser vendido por peso e não por unidade. A portaria do INMETRO publicada nesta sexta-feira (23) transforma esta exigência em prática nacional. Seu descumprimento pelo comerciante fere o Código de Defesa do Consumidor e está sujeito à multa.

Fonte: Agência Brasil

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}