Notícias

Domingo, 04 de Abril de 2021 17:41

OURO CLANDESTINO: Sema e PM de Mato Grosso descobrem garimpo clandestino no Nortão

Garimpo operava em uma reserva ambiental do município de Paranaíta. Maquinário usado para extração ilegal foi destruído pelos policiais
Autor: José Boas

Ação promovida em pareceria entre a Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente – e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso resultou no fechamento e destruição do equipamento usado em um garimpo ilegal no município de Paranaíta (838 km a norte de Cuiabá). A operação, chamada de “Arco Norte” teve início no último dia 27 de março (sábado) e conta com a participação de soldados e oficiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Foram encontrados dois locais de extração com equipamentos e acampamentos armados, indicando que o local vinha sendo usado com frequência pelos garimpeiros. A perícia preliminar também encontrou marcas deixadas por tratores de esteira, mas nenhum equipamento do tipo foi encontrado até agora.

DESMATAMENTO ILEGAL – Em outro momento da ação, também em Paranaíta, os policiais encontraram, na comunidade de Nova União, um trator e uma pá carregadeira que, acreditam, vinham sendo utilizados para o desmatamento ilegal de áreas de preservação.

Além da apreensão do maquinário, o dono dos equipamentos foi multado e teve sua área embargada pela Justiça.

O PROBLEMA DOS GARIMPOS CLANDESTINOS – De acordo com as autoridades, os garimpos clandestinos não são um problema apenas de ordem fiscal, por causarem evasão de divisas do Brasil, trazendo consigo uma série de outros problemas como pistolagem, prostituição, transmissão de diversas doenças, destruição do meio ambiente e surgimento de trabalho análogo à escravidão.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Polícia Militar do Estado de Mato Grosso

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}