Notícias

Sexta-Feira, 08 de Outubro de 2021 11:03

LUCAS DO RIO VERDE: Rotatória feita pela gestão Miguel Vaz é “máquina de causar acidentes”, afirmam motoristas

Em menos de três meses após conclusão da obra, quatro acidentes sérios foram registrados. Má engenharia é a causa apontada pelos motoristas envolvidos
Autor: José Boas / LEIA LUCAS

REDAÇÃO – Em pouco mais de dois meses, a rotatória construída pela gestão de Miguel Vaz criando acesso da Avenida das Nações à Avenida Beira Mata, no Bairro Menino Deus, já foi palco de quatro acidentes que causaram prejuízos aos motoristas envolvidos. Segundo os condutores, a causa dos acidentes é só uma: o projeto e a execução da obra cria problemas para a segurança do trânsito na região. No último, ocorrido na noite desta quarta-feira (06), uma carreta transportando milho não conseguiu fazer o contorno do balão, acabou saindo da pista e tombou, perdendo parte da carga.

O jornalismo LEIA LUCAS teve acesso dois motoristas envolvidos recentemente em acidentes na rotatória. Segundo um deles “o balão construído é grande demais em um dos lados da pista e isso cria uma curva muito acentuada. Se é difícil controlar um carro pequeno em uma situação dessas, porque o veículo é jogado para fora da pista, imagine um ônibus ou uma carreta como estas!”.

PALAVRA DE QUEM ENTENDE – O outro condutor comenta que, caso nada seja feito, a situação tende a piorar durante o período de chuvas.

“Como eu disse, o formato da pista cria uma situação de perigo, os veículos são jogados para fora do balão... quanto maior o veículo, maior o risco disso acontecer, por causa do peso. Com o aumento das chuvas isso vai piorar ainda mais, porque a pista vai ficar escorregadia, a área não está iluminada de maneira adequada, a sinalização é muito precária e errada, fora do que exige a legislação... isso atrapalha todo mundo e pode até causar mortes”, conclui.

As queixas dos condutores fazem sentido. O jornalismo LEIA LUCAS esteve no local e constatou que, em uma das laterais, antes da entrada no balão, a pista fica tão estreita que a sinalização das faixas de rolagem sequer pode ser feita conforme o que determina o Código Nacional de Trânsito (vide foto no final da matéria). Em outro ponto, o curso da pista apresenta um desnível tão acentuado que obriga o motorista a reduzir bruscamente, no meio da curva, a velocidade do veículo para não se chocar contra o meio-fio da via, aumentando o risco de derrapagens.

NADA DE AMADORISMO - Segundo o Professor João Paulo Barbosa da Costa, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, construir uma rotatória é atividade que demanda estudo e qualificação por parte daqueles que fazem o projeto e executam a obra. “O projeto de uma intercessão requer atenção devido à sua importância, pois se mal elaborado pode interferir na segurança, na capacidade de tráfego e na velocidade de operação da via. Logo, apesar de sua aparente simplicidade, as intercessões urbanas são um tema complexo e de grande relevância, pois lidam com a segurança das pessoas”, diz ele. 

Sobre a construção de uma rotatória desproporcional ao tamanho da via, o Professor Barbosa da Costa ainda explica: “... em determinados locais o melhor a ser feito é a construção de uma mini-rotatória, que utiliza os mesmos conceitos de uma rotatória convencional, porém adéqua-se ao exíguo espaço dos sistemas viários urbanos. Em muitos países europeus as mini-rotatórias estão sendo preferidas aos semáforos, por proporcionarem um aumento na capacidade de intercessões, redução no tempo de espera, no número de acidentes, nos custos de implantação e na operação, quando comparadas aos semáforos”.

Para ler o texto completo do estudo realizado pelo Professor João Barbosa da Costa sobre o tema, basta

CLICAR AQUI

LEIA MAIS: CONDENADO: Secretário de Miguel Vaz é condenado pelo TCE por superfaturamento em obra (Publicado em 26.Set.2021)

LEIA TAMBÉM: TRANSPORTE: “Cadê os abrigos?”, população de Lucas do Rio Verde se revolta contra promessa de campanha não cumprida (Publicado em 24.Set.2021)

LEIA AINDA: LUCAS DO RIO VERDE: Sem explicações, Prefeitura manda demolir único terminal de integração de ônibus urbanos da cidade (Publicado em 13.Ago.2021)

 

 

Fonte: LEIA LUCAS

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}