Notícias

Domingo, 27 de Junho de 2021 22:14

LITERATURA: Clube do Livro de Lucas do Rio Verde faz piquenique em homenagem a J. R. R. Tolkien

Encontro contou com debates sobre a contribuição do escritor e filólogo britânico que escreveu “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”
Autor: José Boas / LEIA LUCAS

REDAÇÃO – Os membros do Clube do Livro realizaram mais um de seus piqueniques culturais neste domingo (27). Desta vez, o tema foi o escritor e Professor Universitário britânico J. R. R. Tolkien, autor de uma vasta coleção de obras que vão muito além dos conhecidos “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, que se tornaram conhecidos por causa das obras de cinema com os mesmos nomes.

Com direito a roupas que faziam lembrar personagens famosos como os pequeninos hobbits e magos, o grupo se reuniu na praça da igreja Rosa Mística.

O HOBBIT - A ideia de seu primeiro grande sucesso, O Hobbit, surgiu em 1928, enquanto Tolkien examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade e Tolkien contou que “um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Numa toca no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê”. Foi a partir desta frase que ele começou a escrever O Hobbit, somente dois anos depois, mas o abandonou a meio.

UMA VIDA INTEIRA PRODUZINDO - Ao longo de 31 anos, J. R. R. Tolkien publicou 13 obras, começando por “Cantos aos Filólogos” (1936, não traduzida para o português) o “Ferreiro do Bosque Grande” (1967). Estranhamente, seu maior sucesso, “O Hobbit”, apesar de ter sido escrito em 1928, só ganhou edição quase uma década depois, em 1937. Muitas outras obras ganham publicação póstuma, como “O Guia dos Nomes em O Senhor dos Anéis” (1975), “O Silmarilion” (1977) e os dois volumes de “O Livro dos Contos Perdidos” (1983 e 1984). A última publicação com a marca de Tolkien ainda não chegou ao Brasil e se chama “A Queda de Gondolin” (2018).

MILITAR – Tolkien, além de intelectual, foi membro das Forças Armadas de Sua Majestade entre 1915 e 1920, chegando ao posto de Tenente do Exército Britânico e tomando parte ativa de combates durante a 1ª Guerra Mundial, na batalha do Somme.

LEIA TAMBÉM: CULTURA EM QUALQUER LUGAR - Garis montam biblioteca comunitária com livros jogados fora (Publicado em 07.Jun.2021)

LEIA AINDA: CULTURA GERAL: Clube do Livro de Lucas do Rio Verde realiza 1º Rolê Cultural da cidade (Publicado em 25.Mai.2021)

Fonte: LEIA LUCAS

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}