Notícias

Sábado, 06 de Fevereiro de 2021 07:53

Justiça cassa o mandato de prefeito e vice por compra de votos

O juiz Aroldo José Zonta Burgarelli, da 2ª Zona Eleitoral de Guirantinga, cassou o mandato do prefeito da cidade Waldeci Barga Rosa (DEM) e da vice Fátima Martini (DEM) por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. O magistrado ainda determinou a inelegibilidade dos dois pelo período de oito anos

A decisão, publicada nesta sexta-feira (05), atendeu uma ação movida pelo ex-prefeito Humberto Domingues Bolinha (PSDB), derrotado por Barga na tentativa de reeleição. Ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Consta na ação que, no dia da eleição, 15 de novembro do ano passado, um homem foi preso em flagrante com diversos “santinhos” dos candidatos e R$ 3,5 mil em espécie. Após a prisão, foi aberta uma investigação que descobriu uma série de irregularidades na campanha de Barga.

Entre elas, compra de votos através de depósitos bancários às vésperas da eleição, oferecimento de combustível e dinheiro, disponibilização de taxistas clandestinos para transporte de eleitores no dia da votação e promessa de recompensa como compensação pelo apoio e votos após o término do processo eleitoral.

“Destarte, ante os fatos aqui apurados, vislumbra-se configurado o abuso do poder econômico diante da distribuição irrestrita aos eleitores que não estavam atrelados a campanha eleitoral com o fito de buscar a preferência dos votantes em favor dos representados”, diz trecho da decisão.

O magistrado determinou que a sentença seja remetida ao Ministério Público Eleitoral para adotar as medidas que julgar cabíveis. Também determinou que a Câmara de Guiratinga seja oficiada sobre a decisão.

Fonte: Midia News

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}