Notícias

Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 17:12

EDUCAÇÃO: Parceria do MEC com CMV pode levar educação financeira a 25 mil estudantes brasileiros

No último sábado (12), coleta aconteceu no Mercado do Produtor e recolheu grande volume de doações
Autor: Ana Paula Pereira - Forbes Money

BRASÍLIA – A educação financeira dos brasileiros está prestes a ganhar um reforço de grande alcance neste mês: uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) irá capacitar 500 mil professores para levar o tema a 25 milhões alunos da rede pública e privada de ensino do país.

ALÉM DAS SALAS DE AULA - Os impactos, no entanto, podem ir além do conhecimento transmitido a novas gerações de brasileiros, levando novas práticas e uma relação mais saudável com o dinheiro também aos lares desses estudantes. Segundo dados do Serasa, em abril, 62 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Brasil e, destas, metade tinha 100% da renda mensal comprometida.

No que tange às competências financeiras dos jovens, a situação também preocupa: o Brasil ocupa a 17º posição no ranking de 20 países do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português), um relatório trienal elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com as economias mais desenvolvidas do mundo.

PARCERIA FECHADA - A parceria liderada pelo MEC tem como referência a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, por objetivo, oferecer conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma transversal entre as disciplinas da grade curricular dos estudantes. Em entrevista exclusiva à Forbes, o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Renato Brito, fala sobre a iniciativa, que deve sair do papel até a primeira quinzena de julho.

A educação financeira é um tema muito importante porque faz parte do dia a dia. O ser humano não vive sem lidar com finanças, sem lidar com transações financeiras, e isso com certeza requer uma formação para tanto…

 Todas as parcerias que o MEC realiza, como essa com a CVM, se dão por acordos de cooperação técnica. O acordo entre o MEC e a CVM já foi finalizado e está previsto para ser assinado entre o final de junho e até meados de julho deste ano. É um acordo com uma duração de três anos e queremos alcançar cerca de 500 mil professores para atuar com educação financeira nas escolas”, explica Brito.

Foto: Agência Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal

LEIA TAMBÉM: OLHOS NO FUTURO: Professora do norte de Mato Grosso conscientiza alunos para coleta de lixo eletrônico (Publicada em 15.Mai.2021)

LEIA AINDA: EDUCAÇÃO: 55% dos alunos da rede estadual que fizeram Enem entraram em universidades públicas (Publicada em 28.Mai.2021)

Fonte: Agência Forbes

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}