Notícias

Segunda-Feira, 12 de Abril de 2021 15:21

CPI DA COVID - Senado poderá investigar também estados e municípios

Informação de dentro do Senado Federal indica que grupo governista já conta com número de assinaturas suficientes para ampliar escopo do inquérito
Autor: José Boas

Está em andamento, dentro do Senado Federal, um movimento para que estados e municípios também sejam investigados durante a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que apurará eventuais desvios de verbas ou mau uso do dinheiro público destinado ao combate da COVID-19 em todo o Brasil. Segundo o líder do Governo na Casa, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), o grupo que defende a inclusão já conta com 34 parlamentares, 7 a mais do que o mínimo exigido por Lei para que o objeto de uma CPI seja alterado ou ampliado.

O debate ganhou ainda mais força nesta segunda-feira (12), depois que o áudio de uma conversa entre o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e o presidente Jair Bolsonaro foi tornado público. No áudio, o senador goiano defende a tese de que é necessária a ampliação do alcance da CPI e recebe o apoio de Bolsonaro: “quanto a este assunto estamos perfeitamente alinhados! Caso queiram investigar o Executivo Federal, podem ficar à vontade, não temos nada a esconder (...) agora, tem que incluir estados e municípios também, porque foi para lá que o dinheiro foi encaminhado”.

CORTINA DE FUMAÇA – Um grupo de senadores da oposição diz, no entanto, que a ampliação do alcance da CPI tiraria o foco das investigações e serviria apenas como “cortina de fumaça” para fazer com que os inquéritos não chegassem a lugar nenhum. Outras organizações, como a FNP – Frente Nacional de Prefeitos – também se apresentam contrárias à iniciativa e querem que as apurações se concentrem apenas nas atividades do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde.

Segundo o presidente da FNP, Jonas Donizette, “... o Senado, claro, tem toda competência para analisar verbas federais que foram destinadas, mas nós temos as câmaras municipais, temos as assembleias legislativas –, achamos que isso seria uma cortina de fumaça para criar um escopo enorme e não termos o foco naquilo que nós precisamos, que é o desempenho do governo federal na pandemia”.

Fonte: Agência Brasil

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}