Notícias

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 13:39

CENSO 2021 - Sem recursos, IBGE cancela levantamento populacional

Contagem populacional é importante para que o Governo Federal programe repasses importantes aos municípios, como FPM e FNDE
Autor: José Boas

BRASÍLIA – “Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária [formada por Casa Civil e Ministério da Economia]”. Com estas palavras, Waldery Rodrigues, secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia disse que a contagem populacional do Brasil, que tradicionalmente ocorre a cada final de década, foi cancelada pelo segundo ano consecutivo.

Rodrigues explica que, para a realização do Censo são necessários recursos da ordem de R$ 2 bilhões e que o Governo Federal está cortando gastos e repassando dotações para o combate à COVID-19. Com o cancelamento, o Governo se prepara para reorganizar o calendário e realizar o Censo em outra data.

DADOS IMPORTANTES – Os dados coletados pelo Censo Demográfico do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – servem, entre outras coisas, para que o Governo Federal possa sistematizar os repasses do FPM - Fundo de Participação dos Municípios – às Prefeituras. Além disso, outros recursos vindos de Brasília também usam dos dados do Censo, como, por exemplo, fundos de financiamento à educação e políticas públicas de saúde. Sem a contagem, esta distribuição pode criar desequilíbrios entre municípios e regiões.

Fonte: Agência Brasil

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}