Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021

Notícias

Sábado, 14 de Novembro de 2020 06:37

TSE divulga orientações e medidas de segurança aos eleitores neste domingo

Com cuidados redobrados para garantir medidas que evitem o contágio pelo novo coronavírus durante as votações em todo o país, o Tribunal Superior eleitoral (TSE) divulgou algumas orientações aos quase 148 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (15) para escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades.

As Eleições de 2020 contam com mais de 557 mil candidatos disputando cargos no executivo e nas câmaras municipais e em Mato Grosso ainda ocorre uma suplementar para o Senado.

Este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. Em razão da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação, com foco na segurança dos eleitores, a fim de diminuir aglomerações nas zonas eleitorais. O período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.

Usando máscara, o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir, porque lá constam os números da zona e da seção eleitoral. Contudo, caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.

As informações sobre o título eleitoral podem ser obtidas no Portal do TSE, no campo “Serviço ao eleitor”. Quem fez a identificação biométrica poderá optar por usar o e-Título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que substitui o título em papel e que pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Confira algumas dicas:
Fique de frente para o mesário;
Mostre seu documento oficial com foto;
Confirme que é você;
Guarde seu documento;
Limpe as mãos com álcool em gel;
Leve caneta para assinar caderno de votação;
Se precisar do comprovante de votação, peça ao mesário;
Dirija-se à cabine de votação;
Digite os números dos seus candidatos;
Na saída, higienize as mãos novamente.

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}