Vereadores homenageiam mulheres em sessão solene

» Semana da Mulher

Por Da redação em 09 de Março de 2013 ás 08:11

A entrega das homenagens aconteceu durante uma sessão solene realizada no Dia Internacional da Mulher, pela Câmara de Vereadores.

A vereadora Cleusa De Marco, do Partido dos Trabalhadores, presidiu a sessão. Além de ser a única mulher no parlamento municipal, ela faz aniversário no dia 8 de março.

Os vereadores destacaram em tribuna a importância histórica das mulheres no mundo. Em todas as lutas travadas em busca de melhores condições e liberdade, a participação da mulher é clara.

Mulheres como a médica Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança precisam ser reconhecidas pela sua obra. Ela morreu em um terremoto no Haiti no ano de 2010.

Não se pode esquecer a luta também da farmacêutica cearense Maria da Penha, cujo histórico de agressões do companheiro a deixou de cadeira de rodas. A lei que pretende proteger as mulheres de agressões dessa natureza leva o seu nome.

Mas as milhares de Marias, Helenas, Cláudias, Rosas e Anas, enfim, todas as mulheres merecem o reconhecimento, não só neste dia mas durante todo o ano.

Cabe a elas gerar uma vida, cuidar uma criança, aliás cuidar uma casa toda, e a elas fica o reconhecimento da sociedade.

Apesar dos avanços comemorados pelas mulheres ainda há muito o que crescer. O direito de votar e ser votada elas já tem. Podem estudar, o que em um passado não muito distante era impossível, elas se prepararam para essas vitórias, mesmo sem reconhecimento igual ao que os homens conquistaram.

Vinte e sete mulheres foram homenageadas na sessão solene do legislativo luverdense com um certificado. Elas representam todas as classes de mulheres de Lucas.

Agricultoras, professoras, donas de casa, enfim mulheres que escreveram e escrevem a história do município. Cada vereador homenageou três mulheres.

Familiares das homenageadas acompanharam a sessão realizada na noite de sexta-feira, 8 de março.