Conheça Dona Maria, da infância difícil no nordeste à família consolidada em Lucas

» Semana da Mulher

Por Da Redação em 04 de Março de 2013 ás 13:39

Leia Lucas

Durante esta semana, o site leialucas prestará homenagens a mulheres que ajudam a contar a história de suas famílias, e da cidade de Lucas do Rio Verde. Nesta segunda-feira, você vai conhecer a história de Dona Maria, uma pioneira que viu a cidade crescer e hoje vive aposentada e feliz no Bairro Rio Verde.

Maria de oliveira da Silva nasceu no dia 3 de janeiro de 1934, em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco.

Eram tempos difíceis, e a menina, mesmo sendo filha única entre dez irmãos, teve que trabalhar na roça desde bem cedo. A menina cresceu e se casou cedo, com o baiano de Caetité, João Pereira da Silva, com quem viveu por 42 anos e teve 12 filhos, sendo que sete ainda estão vivos.

Sua história em Lucas do Rio Verde começou em 1989, quando a família de Dona Maria veio do estado do Paraná, cheia de sonhos, como todos os pioneiros. Para ajudar o marido, ela trabalhou como cozinheira, e à medida que os filhos foram se acomodando, ela passou a se dedicar ao trabalho doméstico.

Viúva há 18 anos, Dona Maria contabiliza 43 netos, 46 bisnetos e um trineto. Ela lembra que todos os seus filhos nasceram em casa, com a ajuda de parteiras, assim como ela própria. “ Naquele tempo não existia a facilidade de encontrar médicos como agora, tudo era muito difícil, a gente não sabia o que era uma cidade”, revela Dona Maria, hoje com 79 anos de idade.

Sobre o dia dedicado às mulheres, ela se mostra satisfeita e diz que é um reconhecimento à luta que a figura feminina sempre travou em busca dos direitos da família.

Ao se definir como mulher, ela revela ter sido muito feliz com Seu João, um bom esposo e que a fez muito feliz. Para Dona Maria, o fato de ter bisnetos a faz lembrar que sua missão está sendo bem cumprida.

 Às mulheres da nova geração, ela aconselha que todas vivam intensamente, amem muito e se dediquem a fazer os companheiros felizes, assim como a seus filhos, e a felicidade será completa.

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas."- Séneca

31 de Maio de 2013 ás 19:41 ANTONIA REGINA
É DEUS!!!!

30 de Março de 2013 ás 16:04 BRUNA SOARES BUENO DE ALMEIDA
PARABÉNS BISA TENHO MUITO ORGULHO SE SER SUA BISNETA E DE TER TE DADO O PRIMEIRO TATARANETO QUE DEUS ESTEJA COM ELE FELIPE A MÃE TI AMA MUITO.

07 de Março de 2013 ás 13:27 Fatima da Silva
parabéns obrigada por vc é a mulher mais linda do mundo ti amo mtooooooo.

06 de Março de 2013 ás 12:40 Patricia silva
parabens minha querida vó..mais que vó uma mae

06 de Março de 2013 ás 10:19 ELIANE VENTURADigite seu nome...
QUE ORGULHO DESSA FAMILIA LINDA E DE SER NETA DESSA MULHER GUERREIRA