Ação do Comando Vermelho causa terror no CDP em Lucas

» Segurança

Por Sergio Nery em 08 de Janeiro de 2018 ás 07:36

A ação atribuída à facção criminosa Comando Vermelho teria mobilizado cerca de 40 detentos na cadeia de Lucas do Roi Verde, na semana passada. Para impedir a fuga, Agentes Penitenciários que estavam de folga foram convocados às pressas pela Direção da unidade.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais, João Batista, foi uma ação bastante tensa, e foi reforçada pela liderança exercida pelos integrantes da facção que se encontram detidos em Lucas. “Conversei com alguns servidores de lá. Os presos tentaram ir para cima dos agentes e foi necessário dar alguns disparos para eles recuarem para impedir. Eram uns 10 do Comando Vermelho, mas eles manobram outros presos”, explicou João Batista.

O plano dos detentos, de acordo com João Batista, era de que os Agentes entrassem em confronto com alguns presos, enquanto outros pudessem fugir, mas a fuga em massa foi frustrada pela ação dos Agentes. Ele lamentou que a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos tenha proibido que os diretores das unidades passem informações sobre esses eventos.

“A secretaria está fazendo de tudo para acobertar as tentativas de fuga no sistema para todos acharem que está tudo de boa. As informações que nós temos são os servidores que passam para a gente”, conclui.

Respaldados pelo silêncio oficial, integrantes das facções mais perigosas do país se multiplicam nas unidades prisionais do estado, levando riscos aos servidores e insegurança às populações de pequenas cidades, cujo aparato de segurança nem sempre é compatível.

» Mais Imagens