Vereadores aprovam projeto que autoriza a criação de hortas comunitárias na área urbana

» Política

Por Ascom/Marcello Paulino em 01 de Maio de 2019 ás 06:52

Ascom/Tarsila Borges

 Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (30), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 13/19, que trata da criação de hortas comunitárias, utilizando terrenos públicos, localizados na área urbana.

A proposta é do presidente da Câmara, vereador Dirceu Cosma (PV) e visa ocupar os terrenos baldios e possibilitar que a comunidade possa se organizar e produzir alimentos.

"Qualquer bairro de Lucas do Rio Verde que tiver uma área pública sem utilização, os moradores podem se organizar com os vizinhos e fazerem a sua horta", ressaltou Cosma.

O projeto existe em várias cidades brasileiras e também já foi desenvolvido no município, com resultados positivos. A proposta é melhorar a alimentação das famílias, principalmente, as mais carentes.

Além da produção de alimentos, as áreas podem ser ocupadas com o cultivo de plantas ornamentais, flores, frutas e ervas, desde que não sejam tóxicas e que não sejam utilizados agrotóxicos.

O presidente ressaltou ainda que, para as pessoas que gostam do contato com a terra, o cultivo de plantas e alimentos é uma terapia, podendo auxiliar no combate a ansiedade e stress.

"É uma ocupação saudável e ainda com a produção de alimentos sem agrotóxicos e com economia no fim do mês. Espero que a comunidade se organize e ocupe os espaços públicos."

A forma como o projeto será desenvolvido ficará a critério do município, que poderá auxiliar os moradores com a doação de sementes, adubos orgânicos e orientações sobre plantio.

O projeto de lei segue para a sanção do prefeito Luiz Binotti.

 

» Mais Imagens