Novato pede demissão de Fraga, que é defendido por deputados

» Política

Por Midia News em 14 de Fevereiro de 2019 ás 05:30

O deputado estadual Ulisses Moraes (DC) apresentou requerimento à Mesa Diretora pedindo a exoneração do ex-deputado José Domingos Fraga (PSD), que não concorreu à reeleição e foi contratado pela Casa. Fraga é um dos deputados da legislatura retrasada filmados recebendo dinheiro das mãos de Sílvio Corrêa, então chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa.

Em razão do pedido, os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Guilherme Maluf (PSDB) saíram em defesa de Fraga (PSD), que foi nomeado como secretário parlamentar da Mesa Diretora da Assembleia. Com a nomeação, ele passará a receber, considerando salário e verba indenizatória, R$ 19,2 mil ao mês.

 “É injustiça o que se comenta desse ser humano tão importante para esse parlamento, que tem história. E a justiça esta aí para analisar, para fazer toda a investigação”, disse o líder do governo, Dilmar Dal’Bosco.

Ulysses apresentou o requerimento na sessão da noite desta terça-feira (12).  “É inaceitável que esse senhor continue nesta casa legislativa enquanto é investigado. Como irei confiar as minhas informações e meus projetos nesta Mesa? Como vou fazer consultas a esse senhor? Sou novato. Peço, por favor, à mesa diretora, não vamos começar assim”, disse.

 “Sem fazer condenações antecipadas, mas eu entendo que existem pessoas extremamente qualificadas para ocupar o cargo do senhor, com salário em torno de R$ 18 mil, que não tenham sido flagrados em vídeos recentes de delações monstruosas”, disse o deputado.

Defesa dos pares

De acordo com Maluf e Dilmar, Zé Domingos foi um dos parlamentares mais atuantes na Casa de Lei enquanto exercia mandato. “O deputado foi simplesmente acusado, condenado e morto. O deputado Zé Domingos é uma pessoa extremamente competente, serviu essa Casa por oito anos de forma exemplar. Um dos deputados mais estudiosos, não teve um orçamento dessa Casa que o deputado não contribuiu de forma contundente”, afirmou Maluf.

Por sua vez, Dilmar Dal’Bosco leu a certidão negativa de Fraga e o classificou como “o melhor deputado” da legislatura passada. "Esse CPF é do melhor deputado desse parlamento até a legislatura passada. No uso desta tribuna, tive orgulho de todos os parlamentares que passaram por aqui. [...] Eu tenho orgulho de estar no parlamento estadual por oito anos  seguidos junto ao deputado Zé Domingos, orgulho do melhor deputado desta Casa”.

"Dinheiro na meia"

Nas imagens anexadas à delação premiada do ex-governador Silval Barbosa, Correa repassou o dinheiro a Domingos e o então deputado Ezequiel Fonseca. Após o episódio, Domingos desistiu de tentar a  reeleição. Silval apontou que os valores entregues ao então deputado eram relativos a uma espécie de “mensalinho” pago aos parlamentares em troca de apoio à sua gestão.

 

» Mais Imagens