Prefeitura e Bombeiros alertam sobre riscos de incêndios no meio rural

» Meio Ambiente

Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão em 10 de Julho de 2018 ás 09:01

Com a chegada do período de seca, que segue de julho a setembro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza durante este mês de julho uma palestra sobre “Brigada de Combate ao Incêndio” nas comunidades rurais.

O objetivo é capacitar os agricultores e trabalhadores rurais para realizarem possíveis atendimentos em situações de emergência com queimadas nas propriedades. A proposta também busca capacitá-los para que possam atuar na prevenção de incêndios.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, explica que nesse período há um aumento significativo nas ocorrências de queimadas na área rural, por isso se faz necessário a conscientização.

 “Estamos em período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, que juntas favorecem a propagação rápida do fogo destruindo lavouras, pastagens, florestas e até matando animais. Por isso, nossa proposta em parceria com o Corpo de Bombeiros é capacitar e orientar os produtores sobre os cuidados para evitar as queimadas e também medidas emergenciais que podem ser feitas quando houver casos de incêndios” destacou o secretário.

A primeira palestra acontece nesta terça-feira (10), na Comunidade São Cristóvão, às 19 horas na Escola Municipal São Cristóvão. No dia 12, a palestra será na Comunidade Groslândia, também às 19 horas no Pavilhão da Comunidade.

No dia 17, o grupo estará na Comunidade Campinho Verde, às 19h, no Pavilhão da Comunidade. Na Comunidade Itambiquara, a palestra será no dia 19, e acontecerá no Ginásio de Esportes da comunidade, às 19 horas.

PERÍODO PROIBITIVO

Para esse ano de 2018, a proibição das queimadas em zona rural está definida pelo Governo do Estado no período de 75 dias, iniciando em 15 de julho até 30 de setembro, podendo ser prorrogado.

 

» Mais Imagens