Semana do Meio Ambiente promoveu limpeza de áreas ambientais no fim de semana

» Meio Ambiente

Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela em 19 de Junho de 2018 ás 07:47

Neste fim de semana foram realizadas mais ações da Semana Municipal de Meio Ambiente. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com o apoio de instituições parceiras.

No sábado (16), em parceria com a Associação Luverdense de Imprensa (ALI), Amigos do Rio Verde e Corpo de Bombeiros, foram realizados plantio de mudas, soltura de alevinos e limpeza no Rio Verde.

Durante a ação foram plantadas 200 mudas de árvores nativas e frutíferas como caju, graviola, ipê, entre outras. Também foram soltos no Rio Verde 5.000 alevinos das espécies pintado, piau, pacu, jutuarana e piraputanga.

A limpeza das margens do rio reuniu vários quilogramas de materiais descartados de forma ilegal.

No domingo (17), em parceria com os Grupos de Desbravadores Guardiões do Rio Verde e Elos, foi efetuado um passeio sustentável com recolhimento de materiais descartados irregularmente às margens do Lago Municipal Ernani José Machado. Participaram da ação cerca de 150 jovens.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, as ações foram intensas e produtivas. “As atividades tiveram o objetivo de conscientizar e esperamos que estas ações sirvam de exemplo para que as pessoas tenham mais cuidado com o lixo. Muitos dos materiais que são descartados de forma irregular acabam parando no rio, o que é grande problema para fauna e flora. Durante o recolhimento encontramos muito isopor e plástico, materiais que são extremante nocivos para os animais”.

Albieri ainda pontuou que para o próximo ano está em estudo a soltura de 200 mil alevinos da espécie matrinxã. “A proposta é promover o repovoamento desta espécie que está bem escassa no rio”.

Na programação ainda está uma exposição de painéis fotovoltaicos, de quinta a sábado, na rotatória do Paço Municipal. Ainda no sábado, acontece a 2ª Corrida Noturna do Meio Ambiente e 2ª Ecorridinha. E para encerrar a programação, no dia 26, será promovida uma expedição ao Córrego Lucas.

 

» Mais Imagens