Detran vai filmar alunos de autoescolas em tempo real durante exames teóricos e práticos

» Mato Grosso

31 de Março de 2019 ás 09:53

Reprodução

Com o objetivo de evitar fraudes durante os exames teóricos e práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), autoescolas vão virar um verdadeiro "Big Brother", incluíndo registro de digitais, em todos os municípios de Mato Grosso.

A informação foi confirmada, em entrevista, o presidente do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-MT) Gustavo Vasconcelos que explic que a medida será implementada ainda este ano e tem como base uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornou o sistema de telemetria obrigatório no Brasil.

“Na hora que o aluno entrar na sala de aula terá que fazer a biometria e no fim da aula também. [...] A partir disso o sinal enviado para o Detran mostra que aquele aluno fez naquele dia tantas horas de aula até dá 45 horas”, afirma. 

“Quando ele entrar no carro será registrado [por biometria] o início da aula. Irá ter ali um celular para filmar em tempo real e tirar cinco fotos. Além disso, todo o veículo é monitorado, ou seja, se o carro morrer eu vou saber porque o sistema vai mostrar”, acrescentou.

Na conversa, Vasconcelos garante que a implantação do sistema não gera custos aos cofres públicos porque o Detran será responsável apenas pelo desenvolvimento do sistema por meio da empresa estatal MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação). Já as autoescolas devem pagar pelos equipamentos ou alugar de uma empresa, que ainda será escolhida por meio de processo licitatório. Para as autoescolas que desejarem adquirir os equipamentos, o investimento não deve ultrapassar R$ 1, 3 mil, segundo o presidente, valor que não deve encarecer a CNH.

 

 

 

 

Fonte: http://www.reportermt.com.br/entrevista/detran-vai-filmar-alunos-de-au

» Mais Imagens