Diplomação e posse dos novos vereadores mirins será nesta sexta-feira (31)

» Lucas do Rio Verde

31 de Maio de 2019 ás 07:07

Ascom/Tarsila Borges

 A Câmara de Vereadores promove nesta sexta-feira (31), às 14h, a cerimônia de diplomação e posse dos novos vereadores mirins, indicados pelas escolas para o exercício 2019. A iniciativa faz parte do projeto "Vereador Mirim - A Escola Vai à Câmara”, que tem como objetivo, promover a interação entre o Legislativo e as escolas e auxiliar na formação dos jovens.
 
De acordo com o coordenador do projeto Luan Engelbrecht, todas as escolas com do sexto ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio, foram convidadas a participar. Serão diplomados e empossados os nove vereadores titulares e diplomados os suplentes. Os alunos representam oito escolas, sendo quatro municipais, uma estadual e três particulares.
 
As sessões serão realizadas uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, com alternância entre manhã, 9h e tarde, às 14h. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Dirceu Cosma (PV), a Câmara Mirim é uma oportunidade para os estudantes conhecerem o funcionamento da Câmara e a importância dos vereadores, como representantes da população.
 
"A Câmara Mirim tem uma missão muito importante que é formar cidadãos, formar novas lideranças, as pessoas que irão conduzir o nosso município no futuro. Espero que seja uma etapa de muito aprendizado na vida de cada um deles."
 
Desde a aprovação do projeto no ano 2000, de autoria dos ex-vereadores Maria Sidinir Bif Stechert e Carlos Girotto, esta é a 13º legislatura, totalizando 117 jovens. O mandato é de um ano. Os vereadores mirins têm competência para elaborar projetos de lei e apresentar indicações. Tudo que é aprovado por eles, é encaminhado para análise dos vereadores.
 
"O projeto Vereador Mirim muda o olhar do jovem em relação ao município e a vida  em sociedade. Ele passa a entender que a mudança que ele sonha começa por ele", ressaltou o ex-vereador Carlos Girotto.
 

Fonte: Ascom/Marcello Paulino

» Mais Imagens