Dirceu Cosma é eleito e empossado presidente da Câmara de Vereadores

» Lucas do Rio Verde

Por Ascom/Marcello Paulino em 18 de Janeiro de 2019 ás 05:41

Ascom/Marcello Paulino

A chapa presidida pelo vereador Dirceu Cosma (PV) foi eleita para comandar os trabalhos do Legislativo de Lucas do Rio Verde, biênio 2019/2020. A eleição para a escolha da mesa diretora foi realizada na manhã desta quinta-feira (17). A sessão foi realizada seguindo uma determinação da 2º Vara da Comarca de Lucas do Rio Verde, conforme os autos do Processo n. 1005280-84.2018.8.11.0045.

"... a Câmara Municipal está autorizada a proceder nova eleição independente de qualquer decisão final do mandado de segurança, até porque, encontra-se atualmente sem diretoria e representação", Cássio Luis Furim, juiz de Direito.

A sessão foi conduzida conforme o Regimento Interno, pelo vereador Jiloir Pelicioli (Mano - PDT), o mais votado na eleição de 2016. A sessão foi aberta e interrompida por 30 minutos, para que as chapas fossem protocoladas.

Apenas uma chapa foi registrada, com a participação dos vereadores, Fernando Pael (DEM), como vice-presidente, Dr. Wagner Godoy (SD),  primeiro-secretário e Márcia Pelicioli (PSDB), como segunda-secretária.

A eleição, realizada em dezembro de 2018, foi suspensa pela justiça, em resposta ao mandado de segurança impetrado pelo vereador Airton Callai (PRB). Na ação, Callai questiona a legalidade da eleição, pelo fato de o vereador Fernando Pael, ter sido inscrito em duas chapas, no qual, é proibido pelo Regimento Interno. 

Segundo Pael, durante as conversas para a composição da chapa 2, deixou claro que o documento não deveria ser protocolado, até que ele consultasse o Partido Democratas e desse a resposta final, o que não houve. "Quando conversei, eu solicitei ao candidato a presidente, Airton Callai, que não protocolasse, enquanto eu não desse uma resposta. Eu consultei a minha base política e a orientação foi que eu deveria participar da chapa do vereador Dirceu Cosma."

Com a eleição e posse da nova mesa diretora, os trabalhos do Legislativo voltam a normalidade. Cosma assume a presidência da Câmara pela segunda vez, ressaltando o compromisso de trabalhar pelo município, em parceria com o Poder Executivo e com a participação da comunidade.

"Eu fui eleito pra fazer o melhor por Lucas do Rio Verde, pra ajudar toda a sociedade. Tive os cinco votos e quero honrar a confiança de todos, com muita determinação."

 

» Mais Imagens