Lucas do Rio Verde recebe reconhecimento pela vacinação antirrábica animal

» Lucas do Rio Verde

Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter em 20 de Novembro de 2018 ás 07:49

Lucas do Rio Verde recebeu o reconhecimento do Escritório Regional de Saúde pela meta alcançada na campanha nacional de vacinação antirrábica animal 2018. A homenagem foi concedida à equipe da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a vigilância, a meta era vacinar 95% dos 12.000 animais estimados para este ano. Além de cumprir a meta estadual, a equipe registrou 99,64%. Foram vacinados 11.957 animais, sendo 10.620 cachorros e 1.337 gatos.

A campanha é anual e visa imunizar os animais contra a raiva, prevenindo a transmissão para o homem.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. Causada por um vírus, a doença se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga. A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.

Fazem parte do Escritório Regional de Saúde 17 municípios: Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

 

» Mais Imagens