Prefeitura encabeça mutirão de limpeza em Lucas

» Lucas do Rio Verde

Por Sergio Nery em 06 de Dezembro de 2017 ás 09:41

A programação do Poder Executivo prevê que o mutirão de limpeza tenha inicio em 11 de dezembro. Um cronograma foi preparado para atender a todos os bairros da cidade de Lucas do Rio Verde com as equipes, que farão o recolhimento de materiais como resíduos de podas de árvores, móveis inutilizados e outros tipos de materiais que podem acumular água ou ainda servir como atrativo para animais peçonhentos.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Sustentável Zeca Piccolo, a ideia é de que a população se organize e coloque todo o entulho que estiver dentro dos quintais em um local que possibilite a coleta. “Se possível, coloque um dia antes, dois dias antes, não tem problema nenhum. Mas nunca depois que o mutirão passar porque aí vai complicar todo o planejamento e cronograma de recolhimento do nosso mutirão”, afirmou Zeca.

O material pode ser colocado no asfalto, para facilitar a coleta que será feita através das máquinas. Além da questão da prevenção a problemas de saúde, como a dengue e acidentes com animais venenosos, a coleta do material tem como objetivo limpar a cidade nesse período de final de ano, quando as famílias recebem visitantes. “Nós vamos recolher tudo para nós deixar realmente a cidade bem equilibrada na limpeza, e depois a gente mantém com as equipes que são terceirizadas para a limpeza de cada bairro”, garantiu Piccolo.

O Diretor de Desenvolvimento Sustentável aproveitou que a Imprensa estava reunida para pedir a empresários e produtores que ainda tivessem sido convidados a integrar a força tarefa montada para o mutirão que tiver o interesse em colaborar com a cessão de máquinas e pessoal, que procure a Prefeitura e se manifeste. A ação em conjunto entre município e empresários já ocorreu em anos anteriores.

De acordo com o cronograma, o mutirão começa na segunda-feira, 11 de dezembro, nos bairros Jaime Fuji, Parque das Américas e Parque dos Buritis. Na terça-feira, o mutirão atenderá o Parque das Araras, Cerrado, Imperial e Amazônia. Na quarta-feira, 13 de dezembro, os Bairros Veneza, Jardim das Palmeiras e Alvorada recebem as equipes de limpeza.

Já na quinta-feira, dia 14, os Bairros Primavera, Rio Verde e Cidade Nova serão contemplados com o mutirão de limpeza. Na sexta-feira, as equipes farão a coleta nos bairros Menino Deus, Centro, Pioneiro e Industrial. A programação prevê o término do mutirão de limpeza no sábado, 16 de dezembro, nos Bairros Parque das Emas, Bandeirantes e Téssele Junior.

Zeca Piccolo afirmou que existe um trabalho de conscientização feito nas escolas da cidade, orientando e buscando apoio dos estudantes, para que ajudem na divulgação boca a boca, com o objetivo de que toda a população tenha conhecimento do mutirão e saiba como agir na hora de acomodar os entulhos de maneira organizada, para que o recolhimento seja rápido e eficaz.

Clubes de serviço existentes em Lucas do Rio Verde também serão convidados a participar da ação, alertando aos moradores sobre o dia de cada bairro receber as equipes. O material recolhido será descartado, segundo Zeca, na Central Verde de Recebimento, onde será acondicionado e enviado para o destino correto, para cada tipo de material.

Segundo Zeca Piccolo, entre os equipamentos da Prefeitura e do SAAE, e com alguns empresários que já confirmaram a participação, são mais de 60, entre tratores, caminhões e pá carregadeiras. Servidores da Secretaria de Obras farão o arremate do trabalho, recolhendo materiais menores, para que o trabalho seja o mais eficaz possível. “Todas as equipes de limpeza de cada bairro irão participar, para que o serviço de limpeza surta um efeito de maior qualidade realmente”, finalizou Zeca.

» Mais Imagens