Professora de Lucas vence prêmio nacional com gincana que prepara alunos para o Ideb

» Educação

Por Olhar Direto em 29 de Outubro de 2018 ás 06:32

A professora Lucia Dagmar Hurtado Arruda foi uma das cinco vencedoras do prêmio ‘Professores do Brasil’, na categoria Esporte como Estratégia de Aprendizagem. Usando atividades lúdicas e motivadoras, ela criou a Gincana Educativa IDEB na EMEB Vinicius de Moraes, em Lucas do Rio Verde.

A atividade desenvolveu a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos dos alunos, estimulando e melhorando a aprendizagem de forma integral. Isso preparou os estudantes para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicada pela primeira vez em 2017.

 Além dela, outros quatro professores de Educação Física de escolas públicas do Norte e Nordeste do país foram vencedores. Leonardo Coelho de Deus, do Piauí; Mariana Silva Barros, do Pará; André Luiz Cyrino Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, realizaram projetos em que o esporte é a principal ferramenta pedagógica no ensino dos alunos da Educação Básica.

 Segundo a assessoria de imprensa, o Instituto Península, que acredita no esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos, apoia a categoria pelo segundo ano consecutivo por meio do Impulsiona, sua iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e práticas do esporte nas escolas. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à melhoria da educação.

Os cinco vencedores ganharão um vale de R$ 5 mil para investir nas escolas onde atuam. A edição 2018 do concurso premiou 30 professores em seis categorias (Educação Infantil - Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental - anos iniciais: 4º e 5º anos, Ensino Fundamental - anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.

Sobre o Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

 

» Mais Imagens