Mato-grossense já pagou R$ 8 bilhões de impostos em 2019

» Economia

Por 24 Horas News em 05 de Abril de 2019 ás 06:45

Oito bilhões de impostos pagos, apenas em três meses. Essa é a cifra que a população mato-grossense já mandou para os cofres da União e do Governo do Estado apenas nos três primeiros meses deste ano. Quem quiser conferir é só passar pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo a Fecomercio que vera o impostômetro instalado no local e que mostra a cada minuto o valor que o cidadão mato-grossense paga, muitas vezes sem ter o retorno esperado, como ruas sem buraco, atendimento médico e melhor educação.

Segundo a Fecomércio que passa a acompanhar a movimentação de arrecadação de impostos em Mato Grosso, o mato-grossense pagou em 2018, R$ 21 bilhões em impostos.

 De acordo com o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Roberto Tadros, o Impostômetro é um importante instrumento que pode esclarecer a população o que se é pago para a União, Estados e Municipíos. Conforme ele, nos últimos anos todos assistiram um aumento indiscriminado de tributos, que tornou o fardo mais pesado para a sociedade. “A reforma tributária é inadiável”, pontuou.

O levantamento utilizado das arrecadações federais é da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.

 

» Mais Imagens