Doação de livros e de rede Wi-Fi marca lançamento do projeto Clube Amigos da Biblioteca

» Cultura

25 de Junho de 2019 ás 06:55

A parceria do Sicredi Ouro Verde e da Lucas Internet firmada com a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato marcou, nesta segunda-feira (24), o lançamento do projeto Clube Amigos da Biblioteca, uma iniciativa que busca contribuir para a revitalização e expansão dos serviços oferecidos por esse importante acervo de cultura e saber colocado à disposição da sociedade luverdense.
 
Durante o ato de abertura do evento, prestigiado pelo vereador Marcos Paulista, o secretário municipal de Cultura, Ruam Villas Boas, destacou a importância do apoio da iniciativa privada para impulsionar alguns projetos públicos.  “Hoje temos o privilégio de lançar este projeto com a honra do apoio do Sicredi, que fez a doação de 293 livros, totalizando um montante de R$ 8 mil, que beneficiará todos que utilizam este espaço público para estudos, empréstimos de livros ou para conhecer o acervo disponível, e ainda contamos com a oferta de rede Wi-Fi por parte da empresa Lucas Internet, facilitando as buscas e pesquisas dos nossos usuários.”
 
Reaberta há pouco menos de um ano, depois de um longo período de desativação, a Biblioteca Monteiro Lobato voltou a funcionar com uma nova proposta que busca mobilizar a sociedade para que usufrua e participe ativamente de seus projetos interativos. “A biblioteca precisa ter vida, sair daquele modelo antigo que mais se assemelha a um museu e passar a existir como um elemento atuante e presente para o crescimento cultural e pleno desenvolvimento dos cidadãos luverdenses”, defende Villas Boas.  
 
De acordo com o presidente do Sicredi Ouro Verde, Eledir Pedro Techio, assegurar a educação e a informação da sociedade faz parte dos princípios da instituição de crédito e nada melhor que apoiar iniciativas como o projeto Clube Amigos da Biblioteca para colocar em prática tais fundamentos. “Tem um ditado que diz que quem não lê mal fala, mal ouve e mal vê. É nesse sentido que nós queremos incentivar a comunidade para que faça uso deste acervo. Nós todos precisamos ler mais para sermos mais críticos, mais questionadores em relação ao que acontece a nossa volta para participarmos do desenvolvimento da sociedade”, frisa.  
 
Idealizadora do projeto, a coordenadora da Secretaria Municipal de Cultura, Dayse Karol, disse que o Clube Amigos da Biblioteca é “uma sementinha que visa conscientizar a população e as empresas para a necessidade de contribuir para a expansão da Biblioteca Monteiro Lobato porque Lucas do Rio Verde cresce acima da média nacional e a nossa biblioteca precisa acompanhar esse crescimento” e, dessa forma, segundo ela, contornar a série de limitações legais que impedem que o Poder Público, por si só, consiga atender as demandas.
 
O acervo de mais de 3 mil livros funciona na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova, na mesma área que abriga a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Educação, e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas.  
 

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

» Mais Imagens