Grupo Flor Ribeirinha é proibido de se apresentar em Moscou

» Cultura

Por UOL em 15 de Julho de 2018 ás 07:49

Uma situação inusitada aconteceu na noite deste sábado (14) no centro de Moscou. Um grupo de artistas brasileiros se preparava para tirar fotos e fazer uma pequena demonstração de dança na Praça Vermelha, mas foi proibido pela polícia russa. A alegação é que o Brasil perdeu na Copa do Mundo.

Os integrantes do grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá, estavam fantasiados com roupas folclóricas no meio da praça e se preparavam para a sessão de fotos quando uma policial os abordou. A reportagem do UOL Esporte flagrou o momento em que a autoridade disse que as imagens seriam permitidas, mas alertou que as pessoas não poderiam cantar ou dançar.

No mesmo local, no entanto, vários torcedores da França estavam cantando e gritando, animados com a proximidade da final da Copa do Mundo. A reportagem então questionou a policial sobre o motivo da proibição, já que outros torcedores também estavam fazendo barulho. E ouviu como resposta: “Por que isso é futebol”.

Uma pessoa que acompanhava o grupo argumentou que o Brasil também é futebol e que eles representavam o Brasil, mas a policial respondeu: “O Brasil perdeu, então o Brasil não pode".

Os artistas decidiram sair da Praça Vermelha e ir para outro local onde pudessem dançar. Eles preferiram não dar entrevistas, com receio de retaliação por parte da polícia russa. O grupo faz apresentações de danças típicas e estava em Moscou para participar de um concurso. Porém, por causa da realização da Copa do Mundo, o evento acabou sendo cancelado.

Os artistas ainda vão se apresentar em mais dois países na Europa antes de retornar ao Brasil.

 

» Mais Imagens