Secretário da Sema é preso suspeito de participação em esquema

» Corrupção

Por Midia News em 19 de Dezembro de 2018 ás 06:16

A Polícia Civil cumpriu, no final da tarde desta terça-feira (18), um mandato de prisão contra o secretário André Luis Torres Baby, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Ele é um dos alvos da Operação Polygonum, que apura a prática de fraudes no Cadastro Ambiental Rural da secretaria.

A prisão de Baby foi decretada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Segundo informações preliminares, o secretário estava em viagem e, assim que retornou a Cuiabá, foi detido.

Mais de 20 pessoas foram presas durante as três fases da operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE). Desde a primeira fase - deflagrada em 13 de agosto - foram contabilizadas mais de 20 prisões e dezenas de buscas e apreensões.

O primeiro preso na operação, em agosto deste ano, foi o então superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), João Dias - que voltou a ser preso na segunda fase da Polygonum, em setembro. Ainda na Sema, foram apreendidos dezenas de documentos e processos, além do espelhamento da base de dados do órgão ambiental.

O material está sendo analisado por uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e por analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Pelo menos 595 Cadastros Ambientais Rurais estão sendo investigados por suspeita de fraudes.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

» Mais Imagens