Pacientes limpam hospital em cidade de MT

» Cidades

Por Gazeta Digital em 06 de Fevereiro de 2019 ás 06:00

Pacientes do Hospital Regional de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) estão fazendo o serviço de limpeza da unidade. Isto porque os funcionários terceirizados paralisaram seus serviços na última sexta-feira (1), pela falta de pagamento. 

Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram homens e mulheres com rodos e baldes, jogando água e tirando a sujeira superficial do hospital. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), o maior problema é a de coleta e descarte de lixo hospitalar e assepsia. "O hospital por si só já é uma área insalubre sujeito a infecção hospitalar e em um ambiente desses os riscos são aumentados. O paciente se vê obrigado a fazer a limpeza para não ficar cheio de dejetos e contaminantes", disse Oscarlino Alves, presidente do sindicato.  

Ainda de acordo com ele, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi comunicado sobre o fato e prometeu solucionar o problema em breve. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que será realizada a contratação de uma nova empresa de limpeza especializada.