Lucas do Rio Verde: CNH digital, saiba como tirar e cadastrar o documento no celular

» Cidades

Por Redação em 30 de Julho de 2018 ás 11:33

Ilustração

Os Motoristas Luverdenses já podem aderir a CNH digital, que se tornou opcional desde o dia 1º de julho de 2018.  

O Coordenador da CIRETRAN de Lucas do Rio Verde, Sergio Nery, avalia que a CNH online é mais pratica e segura para o usuário, e afirma que o motorista não é obrigado a adotar o formato online.  A CNH online têm o mesmo valor jurídico da impressa, que continuará sendo emitida.

Para que seja possível ter a CNH eletrônica, o documento impresso dever ter sido emitido a partir de maio do ano de 2017, pois essas já possuem o QR Code, que é código similar ao usado pra acessar o WhatsApp no computador, ou seja, um sistema de identificação.

Já as CNHs emitidas após essa data, o Motorista pode retirar uma 2ª do documento, e para ter acesso a CNH digital é necessário baixar o aplicativo, eu é gratuito.

Veja qual o procedimento para adquirir a CNH digital:

 

Como obter a CNH digital em 4 passos:

1) Cadastro no Denatran

É necessário realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro. Verifique seu email e ative o cadastro.

2) Visita ao Detran

É preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online). Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago.

3) Aplicativo da CNH no celular

O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Cuidado com apps falsos: o App é gratuito para baixar, e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema.

O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos.

Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

 

» Mais Imagens