PJC expõe materiais e veículos em Lucas do Rio Verde

» Arena Cultural

Por Redação/Sergio Nery em 04 de Agosto de 2017 ás 09:27

PJC

A Arena Cultural 2017, evento em que se comemora o aniversário de 29 anos de Lucas do Rio Verde e vai até o próximo domingo oferece vários atrativos aos visitantes. Os estandes de expositores mostram o cotidiano de algumas instituições, entre elas a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

No estande da Polícia Civil foi montada uma estrutura com materiais utilizados no dia a dia da instituição. Investigadores da Gerência de Operações Especiais e da Delegacia de Lucas do Rio Verde se revezam no atendimento de visitantes, detalhando a utilização de cada material.

De um lado armamentos usados em ações especificas, como fuzis pesados, utilizados em ações de confrontos com grupos numerosos como no caso de assaltos a bancos e sequestros. Armas não letais, para controle de distúrbios sociais ou rebeliões, quando há a necessidade de intervenção Policial.

Mas o que mais chama a atenção no estande é sem dúvida a apresentação de um carro blindado, utilizado em ações extremas de confronto. Chamado popularmente de “Caveirão”, em alusão aos veículos blindados que entram principalmente em comunidades ocupadas pelo crime, o blindado foi doado por uma empresa de transporte de valores.

A adaptação do veículo foi obtida através de nova parceria, desta vez com instituições financeiras, o que mostra o reconhecimento e a credibilidade que a Polícia Judiciária Civil que a instituição tem conquistado ao longo dos anos.

Para o Investigador Gustavo, que atua na GOE, é importante esse contato que a Polícia faz com a comunidade em eventos como esse, com grande participação popular. “A gente vê que existe o respeito, principalmente por parte dos mais jovens. Nós respondemos as perguntas feitas e conseguimos mostrar o grau de preparação da nossa instituição”, afirmou.

De acordo com Gustavo, treinamentos são feitos constantemente, pois a capacitação é fundamental para garantir um serviço eficaz para a população e que exponha as equipes a riscos desnecessários. “É sempre importante lembrar que nós somos pais e mães de família, que saímos de casa para defender a sociedade, e precisamos estar sempre bem preparados”, disse o Investigador.

A Arena Cultural segue até o próximo domingo, no Parque de Exposições Roberto Munaretto, no Bairro Menino Deus. Até lá será possível conferir o material Policial exposto e as explicações e orientações oferecidas pelos Policiais.

» Mais Imagens