MAPA diz que fará venda de estoques da Conab em MT

» Agricultura

Por 24 Horas News em 14 de Março de 2019 ás 06:53

O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira que está finalizando procedimentos para ofertar parte de estoques públicos de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) localizados em Mato Grosso, em meio a uma alta de preços. Segundo comunicado do ministério, a medida visa atender a demanda dos criadores, em momento de entressafra em Mato Grosso, maior produtor brasileiro do cereal.

Os preços do milho no Estado tiveram forte alta neste início de ano, disse o secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio, em nota. Na primeira quinzena do mês, os preços do produto, na média de 27 reais por saca de 60 kg, estão 23 por cento acima do que foi registrado em março do ano passado, segundo o ministério.

A situação, disse o secretário, deve-se à redução na oferta no período de entressafra, dificultando o abastecimento para os consumidores e criadores de aves, suínos e bovinos no Estado. "Para minimizar a situação, trabalhamos para que a Conab lance os leilões de milho no Estado ainda neste mês", informou.

Os estoques da Conab são resultado do exercício dos contratos de opção lançados em 2017. Os estoques públicos, contudo, são relativamente pequenos no Brasil.

Em fevereiro, segundo informações da Conab, os estoques públicos de milho no país somavam pouco menos de 800 mil toneladas, volume pequeno perto do consumo nacional, de mais de 5 milhões de toneladas por mês, em média.

O ministério não detalhou na nota os estoques em Mato Grosso.

 

» Mais Imagens