Prefeitura e TNC realizarão orientação aos produtores rurais sobre o Simcar

» Agricultura

Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão em 16 de Outubro de 2018 ás 07:48

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a ong TNC (The Nature Conservancy), realizam nesta terça e quarta-feira (16 e 17), orientação aos produtores rurais sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). A orientação acontecerá no Paço Municipal e esse é o segundo prazo dado pelo Estado para a realização do cadastro.

O Simcar é um sistema eletrônico de âmbito estadual, com base de dados integrada ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), e tem a finalidade de destinar à inscrição, consulta, acompanhamento e gerenciamento da situação ambiental dos imóveis rurais. Além disso tem o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP.

“Estamos convocando os produtores para que realizem seu cadastro e regularizem sua área, para que não tenham nenhum tipo de problema junto ao Estado e a União. A TNC estará nesses dias aqui em Lucas orientando sobre a importância do cadastro, que colaborará para promover o planejamento ambiental e econômico do uso do solo e a conservação ambiental no território mato-grossense”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcio Albieri.

As regras da política ambientalista de Mato Grosso estão alicerçadas em dois pilares: o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que gerencia todos os cadastros das propriedades rurais.

Mato Grosso foi o primeiro estado no Brasil a efetivamente lançar o sistema com a possibilidade de adesão ao PRA, atendendo os preceitos do novo Código Florestal para promover a conservação e a regularização ambiental.

 

» Mais Imagens