Agricultura desenvolve pesquisa para pequenos produtores

» Agricultura

Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela em 28 de Julho de 2018 ás 07:13

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Faculdade La Salle e Facem, está desenvolvendo pesquisas em busca de soluções para a agricultura familiar.

No momento, a equipe técnica da secretaria está realizando testes de dois herbicidas para cultivo de alface. O produto prevê o controle de plantas daninhas.

De acordo com o agrônomo da secretaria, Arthur Gemelli, a proposta é reduzir a necessidade de capinas nas produções. “Durante os primeiros 15 dias de teste já verificamos que houve a redução de no mínimo uma capina. Ainda será verificado se os produtos aplicados não deixam resíduo nas plantas, para então finalizarmos a avaliação”.

Após o término, os resultados da pesquisa serão preparados e apresentados para o agricultores familiares do município. O objetivo é reduzir o uso de mão de obra neste serviço para que o produtor possa ganhar mais tempo e investir em outras atividades na propriedade, tornando o trabalho menos cansativo.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, ressalta que a equipe está empenhada em buscar soluções inovadores para a produção do pequeno produtor. “No campo experimental da prefeitura desenvolvemos constantemente testes e pesquisas voltados à agricultura familiar. O nosso objetivo é levar ideias e resultados para auxiliar no crescimento das pequenas propriedades”.

Além desta pesquisa, simultaneamente, a secretaria também está desenvolvendo experimentos com cultivos de abacaxi, testando a influência da irrigação na indução floral do abacaxi.

 

» Mais Imagens