Lucas do Rio Verde se prepara para receber o Censo Agropecuário

» Agricultura

Por Sergio Nery em 13 de Novembro de 2017 ás 13:40

Leialucas

Em todo o Brasil, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deverá visitar mais de cinco milhões de propriedades rurais para a realização do Censo Agropecuário. O último censo foi realizado o ano agrícola 2006/07. Este último levantamento gerou uma lista de 374 propriedades rurais que serão visitadas por um recenseador.

O Coordenador do Censo em Mato Grosso, Pedro Nessi Junior conclama aos produtores que respondam o censo e recebam o recenseador, já que esta é a única pesquisa que chega a todas as propriedades rurais. As informações levantadas não serão divulgadas individualmente, o que garante a proteção dos dados informados pelos produtores.

Entre os dados levantados pelo recenseador, estão as atividades praticadas na propriedade, o número de pessoas que são ocupadas nessas atividades, equipamentos utilizados, capacidade de armazenagem e rebanhos existentes. Os dados gerais são informados para organismos como a FAO e a ONU.

Em todo o território nacional, a pesquisa começou em primeiro de outubro e está prevista para terminar no final do mês de março. Os dados produzidos no levantamento deverão ser divulgados a partir do segundo semestre de 2018.

Através dos dados levantados, a administração pública poderá definir sua programação de atendimento aos mais variados públicos. O Secretário de Agricultura do Município, Marcio Albieri destacou que no último censo realizado, Lucas do Rio Verde não possuía nenhum projeto de assentamento de chacareiros. Hoje são 4, o que significa que os levantamentos irão favorecer a elaboração de políticas para a agricultura familiar.

“Eu faço um apelo aos nossos produtores, que seja pequeno, médio ou grande, que recebam os recenseadores do IBGE, todo devidamente identificados e não fiquem com receio de dar informações. A gente precisa ter a informação real, que em cima dela nós vamos conseguir fazer o nosso planejamento futuro”. A equipe do IBGE estará alocada em um espaço cedido na secretaria de agricultura de Lucas, onde terá todo o apoio necessário.

» Mais Imagens