Projeto de Trabalho Social realiza último encontro com moradores do Vida Nova

» Ação Social

Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter em 23 de Fevereiro de 2019 ás 07:36

Nesta quinta-feira (21), os moradores do Residencial Vida Nova I participaram de mais uma etapa das oficinas do Projeto Técnico Social (PTS) do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST). Este foi o oitavo encontro e marcou o encerramento das atividades do PTS em Lucas do Rio Verde. O projeto é uma ação direta com moradores do conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, com o foco em viabilizar o exercício da participação cidadã, com serviços informativos e educativos, favorecendo a organização comunitária, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das 350 famílias que lá residem.

Na noite de ontem, os moradores participaram de uma palestra sobre nutrição e receberam orientações. As crianças também tiveram atividades de artes e dança.

Durante os últimos meses, foram realizadas atividades diferenciadas, com temas relevantes para o dia a dia das famílias, como coleta seletiva de lixo, meio ambiente, relação entre vizinhos e na comunidade, prevenção de conflitos, trabalho educativo e de fortalecimento das famílias. Entre os assuntos estavam educação patrimonial, valorização e conservação do ambiente residencial e comunitário, planejamento do orçamento familiar, liderança comunitária e constituição da associação de moradores, prevenção de acidentes domésticos.

Além das palestras e orientações, os moradores também tiveram oportunidade de participar de cursos de geração de renda em áreas de maior necessidade da comunidade e adequados ao perfil das pessoas com embasamento na pesquisa realizada com moradores antes mesmo da entrega do residencial. Em uma das oficinas, as famílias aprenderam sobre culinária e fizeram diversas receitas de brigadeiros. Em outro encontro, as famílias aprenderam a reutilizar materiais que são facilmente encontrados nas residências, como garrafas pet, latas e garrafas, transformando-os em objetos de decoração e utilidades par ao lar, como porta-trecos, vasinhos para plantas, cestas para presentes, artigos de decoração, entre outros.

As ações junto à comunidade foram desenvolvidas pela empresa contratada pelo governo, Cityplan Consultoria, Assessoria e Planejamento, que realiza ações pré e pós-ocupação das unidades habitacionais. O trabalho, que tem duração de 12 meses, é desenvolvido a partir de quatro eixos, estabelecidos pelo Ministério das Cidades: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico.

 

» Mais Imagens